culinariafuncional, emagrecimento, endocrinologia, enfermagem, laserterapia, medicina, nutrologia, ortomolecular, ozonioterapia, receitas, veterinaria

Regime x Dieta

 

     As pessoas questionam o motivo de eu não usar os termos dieta ou regime, eu não uso justamente pelo motivo que vou citar agora: São poucas as pessoas que entendem que regime é muito diferente de dieta, e muitas pessoas fazem confusão entre os dois termos, para não dar sequencia nessas confusões eu uso o termo alimentação e pronto! Assim fica mais fácil direcionar a pessoa ao objetivo. De qualquer forma vou colocar abaixo as definições para esclarecer um pouco.

 

REGIME

 

     Tem um período limitado, já é estipulado o início e o fim, e não é possível seguir por muito tempo devido possuir muitas restrições. Temos como exemplo o “regime” do ovo, “regime” da sopa, do suco, do hcg, do arroz, enfim, são muitos os exemplos de regimes e sempre tem algum na moda. Emagrece rápido? Sim, emagrece! O resultado se mantém? Se não souber como lidar com a comida, volta a comer o que comia antes e volta a ganhar peso tudo novamente, caindo no famoso efeito rebote. Para provar isso, sempre vemos várias revistas a venda todas as semanas trazendo novas receitas para emagrecer.

Conclusão: O regime proporciona uma perda rápida de peso, mas infelizmente dificilmente apresenta resultado durador se não souber o que fazer depois para manter o novo peso.

 

DIETA

 

     Ao contrário do regime, a dieta é uma alteração permanente na alimentação, o que vai seguir pelo resto da sua vida. Portanto, dizer que está de dieta está errado, você segue sua dieta e pronto! As informações estão tão erroneamente difundidas que encontramos até erros em livros clássicos, usando os dois termos como sinônimos.

     O conceito de dieta tem origem grega: díaita, que significa “modo de vida”. A dieta está associada a uma alimentação equilibrada para atender a demanda que o corpo precisa para manutenção das funções vitais. Está diretamente relacionada a um desejo ou necessidade individual, sacrificando alimentos que gosta de comer para controlar determinadas doenças, emagrecer ou simplesmente se manter saudável.

Alguns problemas de saúde tratáveis com alimentação correta

  • Obesidade.
  • Desnutrição.
  • Controle ou mesmo remissão da Diabetes tipo2.
  • Hipertensão arterial.
  • Esteatose hepática: Gordura no fígado.
  • Intolerância alimentar…
  • Dislipidemia: Colesterol LDL e/ou triglicérides alto.
  • Hipoglicemia…
  • Câncer…

     Enfim, são muitas as doenças para listar, mas para saber quais doenças são tratáveis com alimentação correta é só pensar na causa delas. Lembrando que 70% das doenças são causadas por estilo de vida e alimentação.

 

Obrigada pela visita 😀

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s