A ozonioterapia é uma modalidade terapêutica complementar que tem sido utilizada em diversas enfermidades que acometem os humanos e animais domésticos desde a Primeira Guerra Mundial. O ozônio medicinal é indicado com significativa eficiência no tratamento de patologias de origem inflamatória, infecciosa e isquêmica, podendo também servir como ativador imunológico quando administrado em vias específicas.
COMO CONHECI A OZONIOTERAPIA
Eu conheci a ozonioterapia por causa do meu cachorrinho velhinho, ele desenvolveu insuficiência renal, e os remédios não estavam mais funcionando, na verdade estavam intoxicando e destruindo mais ainda os rins e fígado dele, a sugestão profissional era de sacrificar, mas eu ainda não estava convencida. Peguei ele no colo e fui procurar terapias alternativas, no mesmo dia achei uma veterinária que pratica a ozonioterapia, após realizar a insuflação retal nele fui para casa meio cética, como um gás no fiofó poderia ajudar o meu Suki? É, ajudou muito! Viveu mais de um ano feliz. Contarei mais em outra postagem 😃
O QUE É O OZÔNIO
O ozônio é um gás naturalmente presente na atmosfera, composto por três átomos de oxigênio (O3), é incolor, com odor característico e bem perceptível. Por possuir propriedades viricida, fungicida e bactericida, é utilizado também no tratamento de água para consumo, higienização de clinicas e hospitais para eliminar bactérias resistentes a antibióticos, controlar mofo de pequenos ambientes, e por aí vai.
No Brasil, a utilização terapêutica do ozônio ainda é muito reduzida com poucas publicações em português sobre o seu uso na clínica veterinária, porém, quando buscamos fora, encontramos uma infinidade de estudos comprovando a eficácia da terapia em diversas patologias e quadros diferentes, com protocolos em uso testados e aprovados em vários países do mundo.
Aplicações na veterinária
- Melhora a circulação sanguínea.
- Auxilia na cicatrização de feridas em geral.
- Alivio e tratamento de dor.
- Possui ação anti-inflamatória.
- Proporciona uma sobrevida em cães e gatos com insuficiência renal crônica.
- Ameniza os efeitos colaterais dos tratamentos convencionais para câncer.
- Auxilia no tratamento de alergias.
- Tratamento de doenças degenerativas.
- Auxilia no tratamento de infecções fúngicas, bacterianas e virais.
Formas de aplicação
- Tópico: Bolsa de ozônio; Óleo ozonizado; Cupping; Hidrozonioterapia; Água ozonizada; PRP ozonizado.
- Sistêmico: Insuflação retal; Auto-hemoterapia (maior, intermediária ou menor).
- Endovenosa: Fluidoterapia (solução salina); Auto-hemoterapia.
- Injeções: Intramuscular; Subcutânea; Intradérmica.
- Insuflações: Retal; Vaginal; Uretral; Vesical; Conduto auditivo; Ocular.
- Infiltrações: Intra/periarticular; Paravertebral.
- Em cirurgias: Intra discal; PRF ozonizado.
Mesmo depois de todos esses anos tratando humanos e animais, vira e mexe ainda me pego de queixo caído com os resultados que presencio.
Obrigada pela visita 😀
CONTINUE FUÇANDO NO MENU PETS
Referências consultadas
- Artigos: PubMed.
- Livro: Ozonioterapia em medicina veterinária da IBO3A.
- IBCOZ: Cursos de ozonioterapia.
- VIII EPCC: Considerações sobre o uso da ozonioterapia na clinica veterinária. Matheus Carmo Vilarindo; Marcia Aparecida Andreazzi; Vanessa Sandri Fernandes.
- VIII EPCC: Propriedades analgésicas da ozonioterapia. Vinicius Eduardo Gargaro Silva; Fernando Silvério Ferreira da Cruz; Ingrid Hoffmann Correa; Thais Akeli Sanchez Kovacs; Douglas Rorie Tanno.
- Pubvet: Publicações em medicina veterinária e zootecnia. Aplicações da ozonioterapia na clínica veterinária. Bruno Rocha Penido; Camila de Aguiar lima; Luiz Fernando Lucas Ferreira.
- Nashiku Shimizu; Nariko Shimizu; Makoto Washizu. Ozonetherapy for dogs and cats. Acacia animal hospital. Nippon veterinary and life science university.
Foto: Site de imagens gratuitas pexels.com – Fotógrafo: Snapwire.