A técnica ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood) é a terapia a laser com ação sistêmica, que otimiza as atividades do coração, pulmão, sistema circulatório e demais sistemas que se beneficiam do estímulo de enzimas antioxidantes. A técnica é indolor e não é invasiva, consiste na irradiação do sangue de forma contínua e direta com o laser de baixa intensidade na região da artéria radial, esta radiação produz um efeito fotoquímico que age sistemicamente, tendo indicação para processos inflamatórios agudos, crônicos e combate aos radicais livres.
A técnica originou na Russa e já existe há mais de 30 anos, inicialmente era realizada com fibras intravasculares, atualmente devido ao avanço da tecnologia dos aparelhos, foi possível modificar para a aplicação transcutânea, o que gera mais conforto e praticidade para o profissional e paciente. Essa modificação foi realizada aqui no Brasil pelo hospital Incor.
A partir de uma pulseira fixada no pulso do paciente o laser é absorvido e, então, percorre toda a corrente sanguínea. Esse mecanismo provoca uma série de efeitos imediatos e encadeados, mas que têm duração prolongada no metabolismo.
A TÉCNICA ILIB PROPORCIONA
- Reequilibra o sistema antioxidante fisiológico: Aumenta a degradação dos radicais livres e consequentemente reduz a sua produção.
- Aumenta a flexibilidade das hemácias.
- Melhora o fluxo sanguíneo: Fluidifica o sangue e consequentemente há uma melhor oxigenação tecidual.
- Efeitos antiplaquetário, analgésico, antiinflamatório e vasodilatador.
- Estimula a produção de prostaglandina: Diminui a dor.
- Estimula a produção de serotonina: Geradora de bem-estar.
- Auxilia no combate dos sintomas de TPM, estresse, enxaqueca e dores lombares.
- Protocolo anti-aging: Promove disposição, energia, bem estar, relaxamento e rejuvenescimento.
RESULTADOS PROMISSORES EM:
Por controlar os radicais livres e melhorar a oxigenação do sangue e tecidos, consequentemente beneficia os tratamentos de:
- Doenças inflamatórias.
- Controle da diabetes e suas complicações.
- Doenças cardiovasculares: Infarto e angina.
- Doenças do sistema vascular periférico.
- Doenças pulmonares e de todo o sistema respiratório: Asma; Alterações desencadeadas pelo fumo.
- Cicatrização em geral.
- Doenças neurodegenerativas.
- Disfunções cerebrais.
- Doenças imunológicas.
- Melhora da performance de atletas.
MECANISMO DE AÇÃO
A absorção da energia do laser vermelho pelo sangue incrementa o metabolismo e a síntese da principal proteína fisiológica reguladora do sistema oxidativo corpóreo (SOD – Superóxido dismutase) que inativa as espécies reativas de oxigênio (EROs), e assim protege as células das mutações e do envelhecimento. Além disso, melhora a capacidade hemorreológica das hemácias, interfere na cascata do ácido araquidônico produzindo ação anti-inflamatória, aumenta a produção de prostaciclinas promovendo a antiagregação plaquetária tornando o sangue mais fluído previnindo problemas vasculares.
Contra indicações
- Gestantes
- Câncer.
- Glaucoma.
- Portadores de TVP: Trombose venosa profunda.
Obrigada pela visita 😀
MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE
Resuminho básico: O tratamento tem como principal efeito fisiológico a produção da enzima Superóxido Dismutase (SOD) que age diretamente no combate dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce, enfraquecimento das células e tecidos, levando a doenças), e nas células de defesa (funcionamento do organismo), que promove aumento da microcirculação, aporte de oxigênio e nutrientes, e tem papel fundamental no aumento da imunidade e eficiência do metabolismo. O laser tem efeito antiplaquetário, analgésico, anti-inflamatório, cicatrizante e vasodilatador. ILIB melhora a oxigenação e estimula a produção prostaglandina, que diminui a dor e a serotonina, que gera bem estar. O laser ainda auxilia no combate dos sintomas de TPM, estresse, enxaquecas e dores em geral, por isso atualmente a terapia ILIB está ficando famosa rápida e atualmente ganhou o nome de “soro da vitalidade”.