enfermagem, laserterapia

Laserterapia PDT

 

     Quando falamos em controle de infecção logo lembramos da tão famosa resistência bacteriana por uso indiscriminado de antibióticos. Com a laserterapia existe uma nova abordagem para o controle de infecções, a não tão famosa terapia fotodinâmica (Photodynamic Therapy – PDT).

     A PDT consiste na aplicação de um agente fotossensível no local que será ativado com o laser de baixa intensidade, e essa associação produz espécies reativas de oxigênio que levam à destruição de microrganismos. Essa técnica foi inicialmente desenvolvida para tratamento de tumores e hoje tem indicação para uso antimicrobiano sobre bactérias, vírus e fungos.

 

Odontologia

     A PDT antimicrobiana é utilizada como tratamento ou um recurso complementar em várias situaçõe,s como por exemplo no tratamento de herpes, pericoronarite, quelite angular, adjunto de tratamento endodôntico, desinfecção de lesões periodontais, peri implantite, mucosite oral, aftas, halitose e sempre que houver a necessidade de controle microbiano.

 

Enfermagem

     É utilizado a PDT nos casos de feridas contaminadas, como úlceras, feridas diabéticas, ferida cirúrgica, queimaduras, lesão por pressão, mucosite oral, aftas e herpes. O grande diferencial do PDT é a não indução à resistência bacteriana, o que é ótimo, com a atual quadro crescente de infecção hospitalar.

 

Obrigada pela visita 😀

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s