Eu super recomendo o uso da laserterapia (baixa intensidade) para auxiliar nas complicações do puerpério, contribuindo para um período pós-parto mais tranquilo e sem dor. Vários estudos já comprovam a sua eficácia clínica, principalmente em problemas que quando não são tratados geram outras complicações, como o desenvolvimento de infecções, que podem causar a mastite puerperal e o abscesso mamário, forçando o desmame precoce.
Indicações locais
- Cicatrização de traumas como a fissura mamilar.
- Controle do ingurgitamento: Mama empedrada.
- Mastite e Abcesso mamário.
- Tratamento de candidíase mamária: Causa uma dor bastante significativa.
- Laceração de períneo pós parto-vaginal.
- Incisão cirúrgica: A episiotomia ou até mesmo a cesária, pra diminuir o processo inflamatório, acelerar a cicatrização e ajudar na dor.
- Prevenção e tratamento de deiscência.
- Assaduras.
As indicações acima estão direcionadas a reparação celular, então tudo que tenha dor e lesão. Nesses casos a laserterapia apresenta resultados rápidos, é indolor, não invasivo, e não tem efeitos colaterais, pois faz a estimulação apenas no local em que é direcionado.
Indicações sistêmica
- Exaustão.
- Inchaço.
- Depressão pós-parto.
- Estímulo da imunidade.
- Como substituto de agulhas na acupuntura.
Cuidados
- Deve-se ter cuidado com a região dos olhos, para o raio de luz não atingir a retina, e é por isso que é usado o óculos de proteção individual.
- Ultrapassar a dose de aplicação adequada pode inibir, ou seja, o oposto do objetivo que é estimular as células.
A laserterapia é um ótimo recurso na área materno-infantil para atender as puérperas que enfrentam dificuldades tanto na recuperação do parto quanto para amamentar, proporciona benefícios para o corpo humano como um todo por causa da modulação celular, principalmente no foco aqui que é a cicatrização, tanto dos tecidos profundos quanto dos superficiais. Basicamente, o laser irá agir no processo inflamatório e redução da dor, diminuindo o que é ruim e estimulando o que é bom no organismo.
CICATRIZAÇÃO DO PERÍNEO
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o parto normal é atualmente a forma mais indicada para o nascimento dos bebês. Entre os vários benefícions para a mãe e o bebe está a mais rápida recuperação da mulher após o parto, no entanto, o desconforto na região do períneo pós parto vaginal pode ser significativo, e ainda maior em situações onde é realizado a episiotomia.
Boa higiene, alimentação funcional, compressas frias, entre outras recomendações, ajudam a aliviar a dor e acelerar a cicatrização da região do períneo, mas, é a Laserterapia que tem se mostrado uma ferramenta clinicamente eficaz para acelerar a cicatrização, e principalmente, reduzir a dor e desconforto na região do períneo.
A irradiação é indolor, não tem contra indicação, não encosta nos tecidos lesionados e deve ser feita de preferência diariamente até a remissão da dor. O alívio do incômodo pode ser imediato para a grande maioria dos casos de forma simples, eficaz e rápida.
Fonte
- Texto: Cursos Allaser; Unimaterna; Experiência profissional.
- Foto: freeimages.com
Obrigada pela visita 😀