culinariafuncional, emagrecimento, endocrinologia, enfermagem, laserterapia, nutrologia, ortomolecular, ozonioterapia

Controle da celulite

 

     Celulite é o nome popular dado a lipodistrofia ginoide, ela é causada quando o depósito de gordura sob a pele está inflamada, isso ocorre em regiões especificas do corpo e é fácil de identificar devido o aspecto da pele, por apresentar ondulações ou pregas. Raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando há desequilíbrio hormonal e sobrepeso. Não é considerada uma doença, mas é um incômodo para um grande número de mulheres, e não é apenas um incômodo estético, pois, conforme o grau da celulite, a inflamação se intensifica, acompanhando dor ao toque.

     A celulite tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do hormônio estrógeno, como nos quadris, coxas e nádegas, também pode ser observada nas mamas, parte inferior do abdome, braços e nuca, enfim, nas regiões com com maior acumulo de gordura.

Celulite com pregas: As pregas ocorrem devido à saliência da gordura hipodérmica na pele. Em mulheres, o tecido adiposo da hipoderme se deposita em grandes feixes verticais, esses feixes são separados por septos fibrosos perpendiculares à superfície da pele, formando assim, câmaras verticais. Esses septos separam as células gordurosas em grupos e são formados por fibras que ligam a pele à musculatura localizada abaixo da hipoderme, como se tivesse pregado botões.

 

CAUSAS

 

Problemas circulatórios: Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso.

Alterações hormonais: Níveis de estrogênio muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulantes no organismo.

Estilo de vida: A má alimentação com excesso de açúcares e carboidratos, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.

 

TRATAMENTOS TRADICIONAIS

 

Como controlar

  • Alimentação antiinflamatória.
  • Atividade física diária.
  • Ingerir mais água ao longo do dia.
  • Drenagem linfática.
  • Aplicação de ozônio subcutâneo.
  • Laserterapia sistêmico.
  • Tratamento ortomolecular.

Alimentos que devem ser evitados:

  • Doces em geral.
  • Fast food.
  • Alimentos processados: Corantes, conservantes, aromatizantes,…
  • Embutidos.
  • Salgadinhos de saquinho.
  • Refrigerantes.
  • Farinhas refinadas.

 

TRATAMENTOS COMPLEMENTARES

 

Ozonioterapia local subcutânea:  Promove a oxigenação local e consequentemente melhora a circulação sanguínea, reduz o edema pela retenção de líquidos e também tem ação nas células de gordura.

Ozonioterapia sistêmica: Ajuda a desinflamar o corpo como um todo, por estimular a produção de antioxidantes e otimizar as funções do sistema circulatório, linfático e metabólico.  

Laserterapia ILIB: Se não for possível realizar a ozonioterapia por via sistêmica, a laserterapia ILIB é uma ótima opção de substituição ou mesmo complementar da ozonioterapia. Consiste na aplicação contínua e direta de laser vermelho (660nm) na região da artéria radial, que produz um efeito fotoquímico que age sistemicamente atuando em processos inflamatórios otimizando as atividades do coração, pulmões, sistema circulatório entre outros, além do estímulo de enzimas antioxidantes que atuam no controle de radicais livres.

     Na linha da ozonioterapia ainda pode ser realizado como adicional a Hidrozonioterapia, que ajuda bem na circulação sanguínea e linfática, e massagens drenantes com óleo ozonizado.

 

Obrigada pela visita 😀

 

Fonte de pesquisa

  1. SBD: Sociedade Brasileira de dermatologia.
  2. IBCOZ: Curso de ozonioterapia em estética.
  3. DMC: Curso de laserterapia em estética.
  4. IBECO: Pós graduação em enfermagem estética.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s