culinariafuncional, emagrecimento, endocrinologia, enfermagem, laserterapia, medicina, nutrologia

Tratando a depressão

 

     Eu acho bem complexo falar sobre a depressão, pois é um assunto muito amplo, com várias causas e linhas de tratamento diferentes. Eu recomendo e super apoio profissionais que abordam as estratégias básicas que ajudam muito e que infelizmente muitas vezes são deixadas de lado.

     Já estamos em 2020, e segundo as projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS), a DEPRESSÃO será a maior causa de afastamentos no trabalho. Estou ciente de que se trata de um assunto delicadíssimo, mas me sinto no dever de enfatizar, como profissional da saúde, que a sociedade tem desprezado fatores biológicos importantes  por trás de quadros de Transtorno Depressivo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
     Em termos mais simples: Embora apresente caráter psicológico, a depressão não deixa de ser também uma patologia HORMONAL e FISIOLÓGICA. Com o intuito de esclarecer melhor, segue 4 FATORES relevantes por trás da sensação de tristeza e depressão:

Alterações no ciclo circadiano: A exposição a luzes artificiais à noite “bagunça” todo o sistema endócrino, responsável pela liberação dos hormônios necessários para as atividades diárias. A consequência? Cansaço, tristeza e indisposição.

Estresse: O estímulo exacerbado à produção de cortisol e adrenalina em ambientes de trabalho estressantes também afeta a produção hormonal, podendo levar aos chamados casos de “Síndrome de Burnout”.

Deficiências nutricionais: Apatia e tristeza são alguns dos sintomas comuns em casos de deficiência de minerais/nutrientes como Zinco, Vitamina D, Vitamina C, selênio, magnésio, ferro e Ômega 3.

Inatividade física: O sedentarismo é uma das principais causas de sintomas depressivos na vida moderna, portanto, mexer o corpo é fundamental a título de PREVENÇÃO e TRATAMENTO da depressão.

Texto: Doutor Italo Rachid.

 

Obrigada pela visita 😀

EM CONSTRUÇÃO: CONTINUAÇÃO EM BREVE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s