Eu acho bem complexo falar sobre a depressão, pois é um assunto muito amplo, com várias causas e linhas de tratamento diferentes. Eu recomendo e super apoio profissionais que abordam as estratégias básicas que ajudam muito e que infelizmente muitas vezes são deixadas de lado.
Já estamos em 2020, e segundo as projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS), a DEPRESSÃO será a maior causa de afastamentos no trabalho. Estou ciente de que se trata de um assunto delicadíssimo, mas me sinto no dever de enfatizar, como profissional da saúde, que a sociedade tem desprezado fatores biológicos importantes por trás de quadros de Transtorno Depressivo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em termos mais simples: Embora apresente caráter psicológico, a depressão não deixa de ser também uma patologia HORMONAL e FISIOLÓGICA. Com o intuito de esclarecer melhor, segue 4 FATORES relevantes por trás da sensação de tristeza e depressão:
Alterações no ciclo circadiano: A exposição a luzes artificiais à noite “bagunça” todo o sistema endócrino, responsável pela liberação dos hormônios necessários para as atividades diárias. A consequência? Cansaço, tristeza e indisposição.
Estresse: O estímulo exacerbado à produção de cortisol e adrenalina em ambientes de trabalho estressantes também afeta a produção hormonal, podendo levar aos chamados casos de “Síndrome de Burnout”.
Deficiências nutricionais: Apatia e tristeza são alguns dos sintomas comuns em casos de deficiência de minerais/nutrientes como Zinco, Vitamina D, Vitamina C, selênio, magnésio, ferro e Ômega 3.
Inatividade física: O sedentarismo é uma das principais causas de sintomas depressivos na vida moderna, portanto, mexer o corpo é fundamental a título de PREVENÇÃO e TRATAMENTO da depressão.
Texto: Doutor Italo Rachid.
Obrigada pela visita 😀
EM CONSTRUÇÃO: CONTINUAÇÃO EM BREVE