culinariafuncional, emagrecimento, endocrinologia, enfermagem, nutrologia, ortomolecular

Alimentos: Carboidratos

 

     Todos nós sabemos que carboidratos são todos os alimentos que se transformam em glicose (açúcar) no sangue, ok, mas quando pedimos para os pacientes listarem os carboidratos que consomem com frequência, ai ai ai, eles impacam logo de cara. Sim, é uma pouco confuso, pois tem os carboidratos simples, os complexos, as combinações com proteínas e um monte de outros detalhes, mas para começar basta saber quais alimentos são os carboidratos de forma geral, e só depois que isso estiver bem claro vamos esclarecer os outros detalhes.

 

RESUMINHO DOS CARBOIDRATOS

 

  • GRÃOS E CEREAIS: Arroz, feijão, milho, soja, trigo, lentinha, grãos de bico, ervilha, quinoa, amaranto,…
  • RAÍZES: Todas as batatas, mandioquinha, cará, inhame, beterraba, cenoura, mandioca, araruta,…
  • FRUTAS: Manga, melancia, laranja, goiaba, mexerica, morango, banana, melão, mamão,…
  • PÃES: Os pães convencionais são feitos com farinha de trigo e os sem glúten são feitos de farinha de arroz, fécula de batata, amido de milho e por aí vai. Continua sendo tudo carboidrato.
  • MASSAS: Mesmo esquema do pão, macarrão, lasanha, pizza, pastel, coxinha, nhoque, esfirra, capelete, rondelli,…
  • DOCES E BOLOS: Esses nem precisam ser citados, são os carboidratos que elevam o açúcar no sangue para as alturas. Incluindo biscoitos, bolachas, salgadinhos de saquinho, suco de caixinha,…
  • OUTROS NATURAIS: Chuchu, abobrinha, berinjela, repolho, alface,… Esses alimentos possuem uma grande quantidade de fibras, por isso geram bem pouquinha glicose no sangue, quase não são chamados de carboidratos, mas mesmo assim são, excelentes carboidratos claro.

O que faz um carboidrato ser bom ou ruim?

  • Modo de preparo: frito, cozido, assado,…
  • Índice glicêmico e carga glicêmica: Se a pessoa já tiver problemas de saúde decorrentes de sobrepeso, o índice e a carga fazem muita diferença.
  • Quando são industrializados com aditivos, conservantes, aromatizantes, corantes, estabilizantes…

Parece besteira, mas os pontos acima mudam muito o carboidrato, podendo transformar ele em um vilão, dependendo do quadro de saúde da pessoa.

Fonte: Texto pessoal.

 

SIMPLES OU COMPLEXOS

 

     Os carboidratos possuem como principal função fornecer energia para o corpo. Existe dois tipos de carboidratos, os simples e os complexos, saber diferenciar os tipos ajuda muito na hora de fazer escolhas inteligentes, pois utilizando no medida certa não faz mal e ainda colabora para um emagrecimento efetivo.

Carboidrato Simples (mono e dissacarídeos)

     São formados por cadeias orgânicas pequenas que fazem ligações químicas moleculares simples. Essas ligações são quebradas com maior facilidade e rapidamente são digeridos, por isso vários alimentos dão fome mais rápido, pois aumentam muito rápido os níveis de glicose no sangue. São alimentos desse grupo: Açúcares, mel, doces em geral, produtos industrializados, refrigerantes, biscoitos e todas as massas e produtos feitos a partir da panificação com farinhas brancas.

Carboidrato complexo (polissacarídeo)

     Possuem estrutura molecular maior e mais complexa quando se comparada com os carboidratos simples, e devido ao seu tamanho, levam mais tempo para serem digeridos pelo organismo, naturalmente o aumento na taxa glicêmica ocorre bem devagar, proporcionando saciedade por mais tempo, e também são os alimentos que mais fornecem vitaminas e minerais para nós.

O ideal é consumir boas fontes de carboidratos complexos, só assim é possível parar de ter medo do carboidrato.

  • Fonte: Nutricionista Catherine Ferrante.
  • Imagem: Site de imagens gratuitas freepik.com – Fotógrafo: Azerbaijan_stock

 

Obrigada pela visita 😀

CONTINUAÇÃO EM BREVE

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s