culinariafuncional, emagrecimento, endocrinologia, enfermagem, medicina, nutrologia, receitas

Uso do alho

 

     O alho é uma parte de uma planta (bulbo) que é muito utilizado na cozinha para temperar e condimentar os alimentos, mas que também pode ser usado como um medicamento natural para complementar o tratamento de vários problemas de saúde.

     Este alimento é rico em compostos sulfurados, em que o principal é a alicina, que proporciona o cheiro característico do alho, sendo um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais, além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ALHO

 

Combater vírus, fungos e bactérias: O alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que confere lhe ação antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos, ajuda até a eliminar as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal, sendo muito útil para completar o tratamento de infecções por vermes.

Prevenir o câncer de cólon: Graças à ação da alicina, da aliina e do alhoeno, que são compostos sulfurados, o alho também tem potente ação antioxidantes que previne a formação de radicais livres e protegem as células do organismo. Além disso, estes compostos também ajudam a estimular algumas enzimas que desintoxicam o organismo de agentes que causam o câncer de cólon.

Proteger a saúde do coração: O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL e de triglicerídeos no sangue, pois inibe a sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose que pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares. Ajuda também a regular a pressão arterial por possuir um ligeiro efeito anti-hipertensor, assim como a capacidade para melhorar a circulação do sangue, diminuindo a pressão sobre os vasos. Também evita a formação de coágulos por inibir a agregação plaquetária excessiva.

Melhora doenças inflamatórias: Os compostos sulfúricos do alho também têm ação anti-inflamatória, diminuindo a resposta do organismo a algumas doenças que causam inflamação crônica, pode ser usado para diminuir a dor e regular a resposta dos sistema imune.

Evitar doenças respiratórias: O alho ajuda a estimular as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.

Manter o cérebro saudável: Devido à ação antioxidante e anti-inflamatória proporcionada pela alicina e pelo enxofre, e devido ao seu teor em selênio e colina, o consumo frequente de alho ajuda a proteger as células do cérebro e a diminuir os danos causados ​​pelos radicais livres, que estão envolvidos no surgimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência. Por isso, o alho é um alimento com um grande potencial para melhorar a memória e promover o aprendizado, melhorando a saúde do cérebro.

 

COMO USAR O ALHO

 

   Para obter os seus benefícios, deve-se consumir 1 dente de alho fresco por dia. Uma dica para aumentar o seu poder benéfico é picar ou amassar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, pois isso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável pelas suas propriedades.

     O alho pode ser usado para temperar os alimentos e também usado para preparar chá de alho ou água de alho, que quando consumidos frequentemente ajudam a diminuir o colesterol e a proteger o coração.

     É importante lembrar que o alho cru é mais potente que o cozido, que o alho fresco é mais potente que o alho velho, e que os suplementos de alho não trazem tantos benefícios quanto o seu consumo natural.

Como comprar e armazenar

     No momento da compra, deve-se preferir cabeças de alho redondas, sem manchas, cheias e bem formadas, com os dentes de alho unidos e firmes, evitando os que estejam soltos, moles e murchos. Para preservar o alho por mais tempo e evitar o mofo, ele deve ser armazenado em local fresco, seco e levemente arejado.

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de alho:

Quantidade em 100 g de alho fresco
Energia: 113 kcal
Proteína 7 g Cálcio 14 mg
Carboidratos 23,9 g Potássio 535 mg
Gordura 0,2 g Fósforo 14 mg
Fibras 4,3 g Sódio 10 mg
Vitamina C 17 mg Ferro 0,8 mg
Magnésio 21 mg Alicina 225 mg
Selênio 14,2 mcg Colina 23,2 mg

 

EFEITOS COLATERAIS E CONTRAINDICAÇÕES

 

Efeitos colaterais: O consumo excessivo de alho pode causar problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, diarreia, dor de cabeça, dor nos rins e tonturas.

Contraindicação: O consumo de alho cru como remédio natural está contraindicado para recém nascidos, durante a cicatrização de cirurgias e em casos de pressão baixa, quando tem dor no estômago, hemorragias e quando está em uso de remédios para afinar o sangue.

 

TRATAMENTOS COM ALHO

 

Chá de alho: O chá deve ser preparado com 1 dente de alho por cada 100 a 200 mL de água. Para isso, deve-se colocar o alho picado e amassado na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois retirar do fogo, coar e deixar esfriar. Para melhorar o sabor do chá pode ser adicionado à mistura gengibre ralado, umas gotas de limão ou 1 colher de sobremesa de mel.

Água de alho: Para preparar a água de alho, deve-se colocar 1 dente de alho esmagado em 100 mL de água e depois deixar repousar por toda a noite ou por pelo menos por 8 horas. Esta água deve ser ingerida em jejum, para ajudar a limpar o intestino e reduzir o colesterol.

 

REDUZIR COLESTEROL E PRESSÃO ALTA

 

O alho, especialmente o alho cru, é utilizado há vários séculos como tempero e como alimento medicinal devido aos seus benefícios à saúde, que são:

  • Combater o colesterol e os triglicerídeos altos, por conter alicina.
  • Reduzir a pressão arterial por relaxar os vasos sanguíneos.
  • Prevenir trombose devido ser rico em antioxidantes.
  • Proteger o coração por baixar o colesterol e triglicerídes.

Para obter esses benefícios, deve-se consumir no mínimo 4 g de alho fresco por dia ou de 4 a 7 g de de alho em cápsulas, pois ele perde muito o seu efeito quando usado na forma de suplemento.

 

RECEITA CULUNÁRIA

 

Creme de alho para carnes

  • 1 copo americano de leite;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 pitada de sal, de salsa e de orégano;
  • Azeite.

Modo de Preparo: Bater no liquidificador o leite, o alho, o sal, a salsa e o orégano. Em seguida, adicionar o azeite aos poucos até encontrar o ponto de creme da receita. Pode-se usar esse creme para acompanhar carnes de churrasco ou para fazer pão de alho.

Fonte

  • Texto: tuasaude.com
  • Foto: freepik.com Fotógrafo: jcomp

 

Obrigada pela visita 😀

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s