enfermagem, feridas, laserterapia, veterinaria

O que é laser?

…..A palavra laser tem origem na língua inglesa que significa “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation” que traduzindo vira “amplificação de luz por emissão estimulada de radiação”. Esta radiação é do tipo eletromagnética não ionizante monocromática, que é uma fonte luminosa com características bastante específicas que lhe confere propriedades terapêuticas importantes com ação antiinflamatória, analgésica e regenerativa.

O que é laser? O laser nada mais é do que luz, e portanto, tem o comportamento de luz, ou seja, pode ser refletido, absorvido ou transmitido, sofrendo ou não espalhamento no processo, entretanto, é uma luz com características muito especiais com unidirecionalidade, coerência e monocromaticidade.

Diferenças do laser e da luz comum: O laser é um tipo de luz cujos fótons são idênticos e se propagam sobre trajetórias paralelas, diferentemente da luz comum, onde os fótons são de comprimentos de onda diferentes, com emissão e propagação desordenada em todas as direções. O laser é uma luz coerente, onde os picos e vales de todas as trajetórias são em forma de onda onde os fótons que a compõem coincidem em termos de direção e sentido, amplitude, comprimento e fase. São esses aspectos que a difere da luz comum, onde não existe sincronia entre os fótons emitidos.

O que o aparelho laser faz? Todos os fótons emitidos por um dispositivo laser são idênticos, se propagam segundo trajetória, direção, sentido, amplitude e fase idênticos, são dispositivos capazes de emitir luz com comprimento de onda único e definido, chamados fótons de cor pura.

O que é laserterapia? São os tratamentos onde usamos o laser para uma melhor recuperação, simples assim. É a administração de radiação por via tópica e sistêmica, no objetivo de modular a maioria das funções protetoras da célula.

Obrigada pela visita 😀

Referências consultadas
1. Nupen: Núcleo de pesquisa e ensino de fototerapia nas ciências da saúde.
Foto:
Site de imagens gratuitas freeimages.com – Interact images.