A história do ozônio é bem longa, e para apresentar de uma forma mais didática, vou pontuar apenas algumas datas com um pequeno resumo seguindo a linha do tempo.
LINHA DO TEMPO
1840: O gás ozônio foi descoberto pelo pesquisador Christian Friedrich Schoenbein enquanto trabalhava com alta eletricidade na presença de oxigênio.
1857: O físico Werner Von Siemens desenvolveu o primeiro gerador de ozônio, aparelho que forma o gás ozônio por meio de descargas elétricas.
1896: Nikola Tesla patenteou o primeiro gerador de ozônio, em 1900 fundou a empresa “Tesla Ozone Co” e ele foi o primeiro a desenvolver o óleo ozonizado.
1906: Na França, foi realizado um experimento com vegetais aplicando água ozonizada. Desde então o ozônio tem sido utilizado para o tratamento de água potável na Europa.
1914 – 1918: A ozonioterapia medicinal foi aplicada pela primeira vez durante a 1ª guerra mundial, médicos alemães e ingleses utilizaram o ozônio para tratamento de gangrenas em soldados, obtendo grande sucesso, sendo que já era usada na Alemanha, inicialmente para combater a ação de bactérias e germes na pele humana.
1935: O importante cirurgião austríaco Erwin Payr, apresentou uma publicação de 290 páginas intitulada “O tratamento com ozônio na cirurgia”. Este foi o início da ozonioterapia que conhecemos hoje.
1950: O sistema do aparelho criado por Siemens, foi adaptado por Hansler, de modo que passou a dosar melhor a quantidade da concentração do ozônio.
1960: O mundo começou a conhecer a ozonioterapia com as suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e circulatórias.
1961: Hans H. Wolff introduziu em sua prática médica a auto-hemoterapia ozonizada.
Década de 70: Surgiram na Rússia as primeiras publicações com êxito sobre aplicação do ozônio em pacientes queimados.
1975: No Brasil, o médico Heinz Konrad iniciou a prática da ozonioterapia em sua clínica em São Paulo.
1979: Hans H. Wolff que dedicou sua vida para pesquisar o ozônio, publicou seu livro “O Ozônio Medicinal”, no qual apresenta sua pesquisa e prática médica do uso do ozônio.
Anos 90: No Brasil, Edson de Cezar Philippi introduziu a prática em Santa Catarina, e difundiu a ozonioterapia em inúmeros cursos e congressos.
Obrigada pela visita 😀
Referencias consultadas
- Livro: BOCCI, Velio. Ozone. A new medical drug. Siena, Italy. Springer.
- Cursos IBCOZ: Instituto brasileiro de ciências aplicadas ao ozônio.
- Site ABOZ: Associação Brasileira de Ozonioterapia.
- Imagem: Site de imagens gratuitas freepik.