aula, enfermagem

Reciclagem em enfermagem

 

     Quando ficamos em um mesmo trabalho por vários anos e por algum motivo temos que procurar um novo emprego, percebemos que, de certa forma, estamos desatualizados e vários conhecimentos já foram esquecidos, o mesmo serve para quem ficou afastado da rotina de enfermagem por longos períodos. A reciclagem nesses casos é necessária para aprimorar os conhecimentos técnicos, relembrar conteúdos teóricos importantes e se atualizar, dessa maneira, ficamos mais qualificados para encarar com confiança o mercado de trabalho.

Plano de curso: 60 horas

Capitulo 1: Ética profissional em enfermagem; Normas de biossegurança e precauções padrão; Técnica de higienização das mãos; Técnica para calçar luva estéril; Prática.

Capitulo 2: Paramentação cirúrgica; Cuidados de enfermagem com a unidade do cliente: limpeza concorrente e terminal; Preparo da cama hospitalar; Prática.

Capitulo 3: O cliente internado: procedimentos administrativos; Sinais vitais; Anotações de enfermagem; Medidas de higiene e conforto do cliente; Prática.

Capitulo 4: Movimentação, transporte e mudança de decúbito; Aplicação de calor e frio; Tricotomia; Restrição de movimentos; Prática.

Capitulo 5: Controle de glicosúria, cetonúria e glicemia capilar; Administração de medicamentos; Prática.

Capitulo 6: Medidas antropométricas; Eliminação urinária: técnica de cateterização vesical de alívio e de demora, feminino e masculino; Uripen; Prática.

Capitulo 7: Nutrição do cliente: Técnica de sondagem nasogástrica e nasoenteral; Instalação de dieta via sonda; Lavagem e aspiração gástrica; Prática.

Capitulo 8: Aspiração de secreções das vias aéreas superiores; Oxigenoterapia; Ostomias; Prática.

Capitulo 9: Eliminação intestinal; Coleta de material para exames laboratoriais; Cuidados com corpo após morte; Prática.

Capitulo 10: Curativos; Prática.

Ementa

Conhecimento em princípios teóricos e práticos relacionados as técnicas básicas em serviços de enfermagem.

Objetivos

Facilitar a inserção do profissional de enfermagem já formado no mercado de trabalho com competência, ética e segurança para exercer suas funções técnicas.

Objetivos específicos

Ao final do curso o aluno será capaz de executar: Limpeza da unidade do cliente; Preparo da cama hospitalar; Paramentação cirúrgica; Medidas de higiene e conforto; Passagem de plantão; Movimentação, transporte e mudança de decúbito; Aplicação de calor e frio; Tricotomia; Restrição de movimentos; Administrar medicamentos; Nutrição do cliente; Aspiração de secreções; Oxigenoterapia; Eliminação urinária e intestinal; Coleta de material para exames laboratoriais; Terminologias; Curativos; Cuidados pós morte; Preenchimento do prontuário e impressos; Anotações de enfermagem; Aferição de sinais vitais e dados antropométricos; Precauções padrão; Rotinas e procedimentos administrativos.

Público alvo

  • Enfermeiros;
  • Auxiliares de enfermagem;
  • Técnicos de enfermagem.

Estratégias

  • Apostila;
  • Lousa branca;
  • Datashow;
  • Laboratório para prática em boneco;
  • Equipamentos e materiais.

 

Obrigada pela visita 😀

Conteúdo no curso presencial

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s