culinariafuncional, emagrecimento, endocrinologia, enfermagem, medicina, nutrologia, ortomolecular, veterinaria

Chás medicinais

 

     O consumo de chás é um hábito extremamente antigo, que além de proporcionar conforto também são usados para fins terapeuticos, portanto, precisa ser preparado da forma correta, para que todas as propriedades das plantas sejam devidamente liberadas e aproveitadas pelo nosso corpo.

 

O QUE É O CHÁ?

 

     De forma geral, as bebidas feitas a base de ervas em água fervente são chamadas de chás, mas na verdade existe diferença entre elas: Chás são as bebidas feitas apenas a partir da planta Camellia sinensis, todas bebidas feitas a partir de outras plantas como camomila, cidreira, dente-de-leão e hortelã são chamadas de infusões, e todas as preparadas com o caule e as raízes são chamadas de decocção. Confira as diferenças entre o modo de preparo de cada uma destas opções.

1. Chá

Os chás são sempre preparados com a Camellia sinensis que dá origem aos chás verde, preto, amarelo, azul ou oolong, chá branco e o chamado dark tea, também conhecido como chá vermelho ou pu-erh.

  • Como fazer: Basta adicionar as folhas de chá verde numa xícara de água fervente e deixar repousar por 3, 5 ou 10 minutos. Depois deve tampar o recipiente e deixar amornar, coar e tomar ainda morno.

2. Infusão

     A infusão é o preparo do chá em que as ervas ficam na xícara e a água fervente é jogada sobre as ervas, deixando a mistura descansar por 5 a 15 minutos, de preferência tampada para abafar o vapor. As ervas também podem ser jogadas na panela com água quente, mas já com o fogo desligado. Esta técnica preserva o óleo essencial das plantas e normalmente é aplicada para preparar chás a partir de folhas, flores e frutos moídos, que pode ser armazenada na geladeira e consumida em até 24h.

  • Como fazer: Colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, na proporção de 1 colher de sopa de planta seca ou 2 colheres de sopa da planta fresca para cada xícara de chá de água. Abafar e deixar em descansar por 5 a 15 minutos, depois coar e beber. A diluição e o tempo de preparo podem mudar de acordo com o fabricante.

3. Decocção

     Na decocção é feita quando as partes da planta são fervidas juntamente com a água, durante 10 a 15 minutos. Ela é indicada para preparar bebidas a partir de caules, raízes ou cascas das plantas, como é o caso da canela e do gengibre.

  • Como fazer: Basta adicionar 2 xícaras de água, 1 pau de canela e 1 cm de gengibre numa panela e deixar ferver por alguns minutos, até a água ficar mais escura e aromática. Desligar o fogo, tampar a panela e deixar amornar. 

Blends

Os chamados blends são misturas de chás com frutas, especiarias ou flores, usadas para dar mais sabor e aroma para a bebida. Essas misturas são ótimas opções para quem não está habituado ao sabor dos chás puros, além de trazer ainda mais nutrientes e antioxidantes pelo acréscimo das frutas e especiarias.

Maceração

     Em geral a maceração é usada para fins terapêuticos, culinários ou cosméticos. As plantas passam por um processo de corte e maceração, para depois, ficarem armazenadas em recipientes, contendo líquidos específicos de conservação.

     Para conservar as ervas são usados álcool de cereais, óleo, vinho ou vinagre. Tudo depende do que se quer. O vinagre, por exemplo, não é indicado na maceração para uso terapêutico ou cosmético, já para fins culinários, indicam-se óleo, vinagre ou vinho. Para preparar ervas com maceração pode usar qualquer parte delas, basta picá-las bem e amassá-las, usando um pilão, antes de mergulhá-las no líquido escolhido.

     As partes mais macias das plantas devem ficar em maceração durante 12 horas (sementes, flores ou folhas). Talos, raízes e cascas macias devem ficar durante 18 horas. Já as partes grossas e duras devem permanecer em maceração durante um dia inteiro. Finalmente, antes de usar a mistura, é indicado coá-la bem (em tecido), espremendo muito e usar a líquido, sem resíduos.

Dicas para o preparo de chás

Água: Não use qualquer tipo de água para preparar chás corretamente, é indicado usar água filtrada ou mineral, pois elas contêm menos substâncias químicas.

Panela: O material da chaleira também é importante, chaleiras de barro, cerâmica, vidro, pedra ou esmaltadas são as ideais, já os recipientes de bronze, alumínio, estanho ou ferro podem liberar substâncias que alteram as propriedades das plantas e ervas.

Higienização: Procure lavar muito bem as ervas e plantas antes do preparo do chá.

 

CHÁS PARA EMAGRECER

 

     Que beba a primeira xícara quem nunca ouviu sobre algum chá milagroso emagrecedor! Será que essa dádiva cósmica realmente existe?! Primeiramente precisamos entender que o emagrecimento ocorre por déficit calórico, que significa  ingerir menos calorias do que se gasta, portanto, para alguma comida ou bebida emagrecer ela precisaria ter “calorias negativas” algo como uma maçã que tivesse menos 98 calorias, você come e ela gasta calorias ao invés de te dar, um exercício físico em forma de comida! Maravilhoso, hein?! É, não existe!

     De qualquer forma, nem tudo está perdido. Chás podem ser ótimas opções! Há chás diuréticos (como hibisco e cavalinha, que te ajudam a desinchar, o que não significa que se está emagrecendo). Há chás energéticos (como o chá verde, chá mate). Chás calmantes (como Melissa e Camomila). Chás indutores de sono (como Mulungu). Há quem troque bebidas mais calóricas (como sucos e refrigerantes) por chás, ajudando a diminuir as calorias ingeridas, e há quem não consiga beber muita água e o use para aumentar a quantidade de líquido bebido. Todas ótimas opções.

     É isso, mais um sonho jogado por terra. Agora quando sua amiga pagar uma grana preta por um mísero chá, só por que ele traz consigo um belo marketing e incríveis promessas, você já sabe como ajudar!

Fontes – Site: Tua saúde; Site: Mundo das tribos; Instagram: dra Mariana Thomassian.

 

Obrigada pela visita 😀

EM CONSTRUÇÃO: CONTINUAÇÃO DO CONTEÚDO EM BREVE

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s