veterinaria

Dicas de cuidados

     Os nossos bichinhos precisam de vários cuidados básicos, como, escovar os dentes, passeios, limpeza dos olhos e orelhas, alguns cuidados esporádicos como cházinhos para dor estômago, controlar agitação em viagens longas, e por aí vai. Vou passar aqui a minha experiência do que faço para os meus nenês.

PASTA DE DENTE FUNCIONAL

     Esta receitinha tem uma associação muito interessante de componentes naturais com inúmeros benefícios. Quem disponibilizou foi o dr. Alessandro Prota, um veterinário Italiano bem conceituado que trabalha com medicina veterinária funcional. Se pensarmos na ação individual de cada componente, tem todo sentido essa associação.

  • 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem.
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio.
  • 1 colher de café de zeolita.
  • 3 gotas de óleo essencial de chá verde.
  • 10 gotas de prata coloidal.
  1. O óleo de coco extra virgem e o óleo essencial de chá verde apresentam principalmente ação bactericida e antiinflamatória.
  2. O Bicarbonato de sódio: além da ação branqueadora, tende a alcalinizar o ambiente ácido da boca devido a presença do tártaro.
  3. Zeolita: Tem ação absortiva de toxinas além de uma atuação abrasiva que por fricção pode remover partículas.
  4. Prata coloidal: em um outro post falarei mais sobre ela, mas neste caso, impede a proliferação de bactérias, além de ação antiinflamatória, cicatrizante.

Todos os componentes podem ser ingeridos, e além desses, existe uma variação enorme de componentes, como o óleo de menta, óleo de canela, óleo de gengibre. A própria Aloe vera poderia ser associada a esta pasta.

A Indicação é para uso diário com um auxílio de uma gaze enrolada no dedo. Não fará milagre em casos de periodontites severas, mas com certeza é uma opção natural para profilaxia diária. É necessário conservar na geladeira.

Fonte da receita: Dr. Alessandro Prota. Repassado pelo dr. Luciano Pasin.
Fonte da foto: Site de imagens gratuitas freepik

Obrigada pela visita 😀