veterinaria

Castração

 

     As cirurgias eletivas para evitar a reprodução de cães e gatos, são chamadas popularmente de castração, mas a titulo de curiosidade, as terminologias corretas são orquiectomia para os machos e ovariosalpingohisterectomia (OSH) para as fêmeas. A castração é o método mais eficaz de se evitar a gestação, são cirurgias muito difundidas e ajudam, ainda, no controle populacional de cães e gatos de rua, já que, o aumento de animais soltos na rua sem condições de higiene e de sanidade adequadas, contribui para a disseminação de muitas doenças, principalmente as zoonoses.

Zoonoses: São as doenças transmitidas ao homem através dos animais, hoje em dia considera-se a castração um dos métodos mais efetivos e humanitários no controle destas doenças, lembrando que a castração não é indicada apenas para os animais que não possuem um lar.

Quando castrar? A castração de fêmeas pode ser feita a partir dos 2 (dois) meses de idade em animais acima de 1 quilo, o recomendado é castrar antes do primeiro cio.

 

VANTAGENS DA CASTRAÇÃO

  • Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
  • Elimina a Pseudociese, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva;
  • Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
  • Acabam com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
  • Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento;
  • Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
  • Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território e a urina também diminui o odor forte e desagradável.

 

Observação: Os animais ficam mais estressados quando não querem fazer algo, e para piorar estão fora de casa, realizar os cuidados no cantinho deles, na sua zona de conforto, proporciona uma melhor e mais rápida recuperação.

 

Obrigada pela visita 😀

 

Foto: Site de imagens gratuitas pexels.com – Fotógrafo: Eddie Galaxy.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s